Juntos por um Mar sem Beatas: Cartaz de Sensibilização

Ajude a combater o problema ambiental causado pelas beatas de cigarro que são atiradas para o chão.

Um estudo do Projecto Europeu Marlisco provou  que as beatas são o lixo mais encontrado nas praias de todo o mundo. Aliando esta informação ao facto de acreditarmos que a mudança só é possível se partir de cada um de nós,  surge este desafio e convite a acção.

Se este é um problema que “sentes” na pele, e no qual gostarias de ter um  papel mais activo na sensibilização e partilha com os que te rodeiam, se sentes que este é um problema de todos nós, então junta-te a esta iniciativa!

Esta surge da cooperação e união de pessoas como tu, que sentem activamente este problema, e é apoiada pela APLM – Associação Portuguesa de Lixo Marinho e pelos movimentos voluntários Tara Recuperável e Portugal sem Beatas. Mas esta é uma iniciativa que queremos que seja vista como de todos para todos. Todos fazemos parte da solução, só nos falta agir como “notas de uma mesma sinfonia”.

1 Cartaz, 1 Foto, 1 Gesto, 1 Testemunho, 1 Grande Diferença…

… e juntos podemos melhorar o nosso Mundo!

Como Podemos Agir?

Através de 2 acções que podem ser isoladas e/ ou combinadas:

Imprimir 1 Cartaz de Sensibilização e afixá-lo num local perto de nós, onde habitualmente encontramos muitas beatas (ex.: locais de trabalho, escolas, cafés, restaurantes, tabacarias, máquinas de tabaco), e tirar uma foto 1 FOTO.

Esta acção pretende promover a sensibilização, e como resultado diminuir o número de beatas que acabam por ser arrastadas pelas chuvas em direcção ao mar, podendo também servir como “impulso” para acção 2.

Registar acções de Limpeza de Beatas adicionando por exemplo o número de beatas recolhidas e 1 fotografia.

Este simples gesto pretende não só promover a acção, como através desta dar exemplos “vivos” de que este é um problemal do qual todos fazemos parte. “Agitar dedos sem acção, não será muito diferente do que inconscientemente deitar beatas ao chão, ou será que é?”

Concluídas as Acções: Abrir o Mapa de Acções “Juntos por um Mar sem Beatas” e carregar a foto na camada referente à acção 1 e/ou 2, colocando em comentário, a data e o local onde a esta teve lugar. Estas podem pertencer ao passado, contudo, pretendemos que este mapa seja intemporal e usado sempre que acções neste âmbito sejam postas em prática. Como adicionar fotos ao mapa

De referir, que a combinação destes 2 gestos pode fortalecer os resultados da acção, mas se cada um de nós  fizer  apenas 1 gesto, já estará a a fazer mudança acontecer no mundo.

Todos sabemos que “Sem acção, nunca haverão resultados”, certo?  Então só nos resta unir na acção colectiva para que a mudança possa ser efectiva. Somos todos responsáveis pelo nosso mundo, e mais do que nunca temos que acreditar que sim, 

Sim, Juntos podemos fazer acontecer!

Por 1 Mundo Melhor, Por 1 Criança, Por 1 Pássaro,
Por ti, Por nós, e pela Natureza que somos todos nós,
Junta-te a esta iniciativa!

Cartazes sensibilização anti-beatas para imprimir e editar

 

Imagens com mensagens de sensibilização para partilhar nas redes sociais

Podes ainda mudar as fotos de perfil pessoal, fotos de capas de páginas e eventos Imagem1_perfil.porImagem2_perfil.porImagem4_perfil.porImagem3_perfil.porImagem5_perfil.porImagem6_perfil.porImagem1perfil_ingImagem2perfil_ingImagem4perfil_ingImagem3perfil_ingImagem5perfil_ingImagem6perfil_ing

Queres ir ainda mais longe?

1. PARTILHA este artigo e CONVIDA amigos a conhecerem o movimento Portugal sem Beatas, através das tuas redes sociais.

2. MUDA a foto de perfil facebook, ou outra rede social, por umas das imagens do cartaz, ou voluntariamente cria outra alusiva ao movimento, a qual podes também partilhar com Portugal Sem Beatas, dando o teu testemunho inspirador, que no fundo é para todos nós.

3. Se pertences a alguma associação, ONG, Escola, Grupo de Escoteiros, grupo de amigos com vontade de fazer acontecer, lança o desafio de aderirem a esta causa, criando localmente acções que possam promover a sensibilização para este problema, baseadas no lema “Juntos por um Mar sem Beatas”.

4. E mais importante que tudo, podes ser apenas um, mas um que pode fazer toda a diferença não ficando indiferente. Se Artur, um menino de 6 anos  conseguiu, todos nós conseguimos, basta querer, basta acreditar.

E é assim minha gente, que com 1 GESTO tão simples, juntos podemos fazer 1 GRANDE DIFERENÇA.

Para mais curiosos, mural Padlet que reúne links e informações sobre a temática:

Esta entrada foi publicada em Activismo ambiental, Beatas de cigarro, Lixo marinho, Resíduos com as etiquetas . ligação permanente.