Em que consiste a tara recuperável?
A Tara Recuperável (ou “bottle bill“) é uma política ambiental que impõe que todas as latas e garrafas de bebidas possam ser trocadas por dinheiro, à semelhança do que acontece há anos em 12 países europeus como a Alemanha ou a Holanda. Ou seja, a existência de vasilhame para as garrafas de todos os materiais, incluindo o plástico que polui gravemente o mar e zonas costeiras.
Qual a vantagem concreta para as pessoas adotarem este método?
Uma vantagem concreta é a redução do preço dos produtos para o consumidor.
Mas há mais vantagens:
- paisagens mais limpas
- protecção da ingestão de plásticos pelos animais
- redução das importações de petróleo
- maior facilidade na separação de materiais para reciclagem
Os recipientes têm de ser obrigatoriamente de vidro?
Não. Os recipientes podem ser de qualquer material tradicionalmente utilizado no fabrico de embalagens, como o vidro, o plástico ou o metal.
O que se faz às tampas?
As tampas podem ser entregues juntamente com a embalagem. Se pretender optar por guardá-las para uma campanha de recolha de tampas, também pode fazê-lo.
Quem compõe o grupo da Tara Recuperável?
O movimento é impulsionado por acções de voluntários, por isso não temos um número fixo de membros. Mais de 30 pessoas já agiram directamente para ajudar o movimento, por exemplo, através do desenho de artes gráficas, captação de imagens e vídeo, apoio informático, divulgação, escrita de artigos, etc. O nosso grupo no Facebook tem cerca de 4700 membros.
Como posso colaborar?
De diversas maneiras. Veja como.
Como entrar em contacto com pessoas que estejam a favor desta ideia e poder planificar ações diretas em conjunto?
Junte-se a nós como mais lhe agradar:
Pensando que no futuro haverá cada vez mais pessoas sensibilizadas com esta iniciativa, quando e onde é que haverá debates, palestras, reuniões, encontros aos que os interessados possam assistir e pôr ideias em conjunto?
Esteja atento aos nossos canais de divulgação. Proponha-nos uma iniciativa ou junte-se a nós.
Pingback: Perguntas e respostas sobre a Tara Recuperável | TaraRecuperavel.org: para reduzir a poluição causada pelas garrafas e latas
O ideal, na minha opinião, seria existirem pontos de recolha destas embalagens, e por cada embalagem vazia entregue, o consumidor receber 10 cêntimos (os 10 cêntimos que devíamos pagar a mais no acto da compra). Acho que assim a recolha iria funcionar em mais de 95%.
Pingback: Bottle Bill – ceonwards