A Origem e Viagem do Plástico Descartável – A História da Colher

Já paraste para pensar na origem do plástico descartável que tão facilmente é usado e logo posto fora?

Já te questionaste de que recurso natural é feito, como violentamente é extraído ao Planeta, e que feridas Nele ficam abertas?

E quantas viagens, quantos processos de transformação são necessários para que uma simples colher de plástico seja fabricada?

E quantas milhas tem de percorrer para chegar até às tuas mãos? E para quê? Apenas para te servir por breves momentos? E o que fazes a seguir com ela?

Reciclar? Achas mesmo que sim?

Apenas te pedimos 2 minutos de atenção, caso ainda não tenhas a certeza de todas as respostas, para assistires ao vídeo que se segue:

Algo mudou em ti?

Continuarás a ver uma colher de plástico da mesma forma?

Agora transforma esta história para todos os produtos descartáveis que conheces!

Depois pensa em todos aqueles que “gratuitamente” te chegam às mãos. Nada é gratuito neste mundo, já agora. Consegues os reconhecer?

Damos-te um exemplo: copo de plástico descartável que habitualmente é usado em festivais e grandes festas. Pagaste por ele? E se tivesses pago faria alguma diferença? Provavelmente sim! E se valesse dinheiro?  Muito provavelmente o chão de um evento, não seria uma “pintura” de copos de plástico.

Várias foram as vezes que fomos confrontados com a afirmação: “As pessoas não querem saber da Natureza, as pessoas só vão mudar quando lhes mexerem no bolso, seja a tirar, seja a por.

Basicamente, educa-se adultos como as crianças, se fizeres bem eu dou-te um chocolate, se fizeres mal ficas de castigo. Só que no caso dos adultos, só mesmo pelo dinheiro é que a mudança pode ser rapidamente instalada. Não porque percebem, não porque têm consciência, e muito menos porque respeitam a natureza, mas porque não querem perder, ou querem ganhar. Triste? Talvez, mas a nossa realidade, ou será que pode ser diferente?

Sim pode ser diferente! E começa em ti! Tu podes ser diferente e melhor, basta quereres, basta começares por recusar todo o descartável que conseguires no teu dia-à-dia e já estarás a criar mudança. Fica o desafio! E quem ganha será sempre a Natureza, afinal de contas a A Natureza não é descartável.

https://tararecuperavel.org/2014/09/30/plastico-descartavel-o-veneno-do-seculo-xxi/

https://tararecuperavel.org/2016/06/11/copo-de-plastico-descartavel-como-implementar-alternativas-sustentaveis/

 

 

 

 

Advertisement
Esta entrada foi publicada em Activismo ambiental, Descartável, Divulgação com as etiquetas . ligação permanente.

2 respostas a A Origem e Viagem do Plástico Descartável – A História da Colher

  1. Pingback: A Natureza Não é Descartável | TaraRecuperavel.org: movimento cívico de acção ambiental

  2. Pingback: Copo de Plástico Descartável – como implementar alternativas sustentáveis | TaraRecuperavel.org: movimento cívico de acção ambiental

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s