Exposição MARLISCO: “Lixo Marinho: Um Problema Global”

Um convite à viagem pelas suas imagens

Uma viagem que nos convida  a “mergulhar” no assunto lixo marinho e a parar em vários pontos, os quais são representados nos seguintes títulos:

  1. Lixo Marinho: Um Problema Global

  2. De onde vem o Lixo Marinho

  3. Lixo Marinho em números

  4. Tempo de degradação do Lixo Marinho

  5. Como é que o Lixo Marinho afeta a vida selvagem e os ecossistemas?

  6. O caso dos plásticos e microplásticos

  7. Lixo Marinho em Portugal

  8. Lixo Marinho no Atlântico Nordeste

  9. Lixo Marinho nos Açores

  10. Existem soluções para o problema do Lixo Marinho

  11. Posso ser parte da solução se…

Tenhamos então a coragem de “voltar à escola” e nos dedicarmos a aprender. E se não for por nós, que seja pelas nossas crianças, pois elas merecem conhecer um mundo diferente do que hoje temos.

E só para pensarmos:

Poucas serão as crianças de hoje que terão os mesmos privilégios que tivemos na infância. Uma praia limpa de microplásticos será apenas um deles.

Somos nós, os adultos de hoje, que temos que mudar, pois é da nossa responsabilidade o mundo que elas vão conhecer amanhã.

Uma boa viagem a todos! 

A solução global para este problema global só pode estar na prática viva do ideal “juntos por um mar sem lixo”. Que depois desta viagem sejamos mais e mais a acreditar, mas principalmente a praticar!

 

Para curiosos, mais informações sobre esta Exposição:

A exposição “Lixo marinho: um problema global” pretende informar a sociedade sobre a verdadeira dimensão do problema do lixo marinho, o que é o lixo marinho, de onde vem, como afeta o meio-ambiente e o Homem e quais as ações que podemos tomar para combater este problema são questões abordadas durante a exposição.

 Esta é uma exposição internacional, desenvolvida no âmbito do projeto europeu MARLISCO, pelo que para além de Portugal também foi exibida em mais 14 países: Reino Unido, Irlanda, França, Holanda, Alemanha, Bélgica, Itália, Grécia, Chipre, Turquia, Dinamarca, Roménia, Eslovénia e Bulgária.

Em Portugal, a exposição foi inaugurada no dia 2 de novembro de 2013 na Galeria Municipal do Onze, em Setúbal,e esteve em mais de 15 localizações, só no continente. Foram também  criadas novas versões para os Açores e para exibição no exterior. A última exibição foi feita Gare Marítima da Rocha Conde D’Óbidos, Lisboa (1 a 24 de Maio de 2015) marcando o encerramento do projecto MARLISCO.

Após o fim do projeto MARLISCO a exposição ficou a cargo da Associação Portuguesa do Lixo Marinho (www.aplixomarinho.org).

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Activismo ambiental, Divulgação, Lixo marinho. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s