Copo de Plástico Descartável – como implementar alternativas sustentáveis

Já olharam bem o chão no fim de um evento com copos de plástico descartável? Ou simplesmente as ruas de uma cidade em festa?

E quantas vezes, já encontraram copos de plástico a serpentear verdes paisagens, ou simplesmente a serem devolvidos pelo mar?

E será que podemos mudar esses cenários? Sim, querendo, podemos sim. Mudar nunca é fácil, principalmente quando há demasiadas “resistências”. Mas há uma frase que nos faz mover sempre, o que se conquista sem esforço dificilmente será valorizado, e na mesma onda, o que cai do céu também não.

Então permitam-nos partilhar e vos ajudar um pouco nessa conquista, que pode parecer difícil, mas se nunca começar então nunca vai acontecer mudança. E ela já começou em muitos lugares do mundo, e em Portugal já existem vários exemplos. Fiquem para os descobrir.

Aqui pretendemos deixar-vos, não uma, mas várias ideias de como essa mudança pode acontecer. Pode começar dentro de casa, mas o que interessa é ela começar em algum lado. Muitas vezes é o pensar “pequeno” que nos permite avançar em “grande”, e o grande significa para o bem de todos sempre, não para o nosso umbigo.

Quais as Vantagens e Benefícios de um evento sem copos de plástico? Muitos!! Basta conferir!

1. Evita desperdício de recursos naturais: Petróleo e Água.

2. Redução de Lixo (até 80%);

3. Redução dos custos financeiros para a limpeza dos locais por parte da organização dos eventos.

5. Evita desperdício do recurso natural água (o petróleo do futuro) na limpeza dos espaços e recintos;

6. Poupança de recursos humanos (a ingratidão social dos que têm a tarefa de limpar a inconsciência do nosso”desleixo”);

7. Diminuição da quantidade de plástico nos aterros sanitários, e consequentemente menos “queima” de plástico.

8. Ser uma referência e exemplo de “Festas Eco e Amigas da Natureza”, passando a mensagem e inspirando outros a agir.

9. Uma oportunidade de promover acções de Educação Ambiental junto da população em geral, de envolver escolas, grupos de jovens, escuteiros.

10. Por último, e também um ponto interessante , está a questão turística, principalmente para os locais que pretendem promovem o Turismo Natureza.  A imagem de “marca” de protecção e preservação da Natureza que tanto gostamos de passar aos que nos visitam, não está só nas belas paisagens, por vezes também serpenteadas de lixo “perdido”, está também nos nossos comportamentos. E e a imagem do descartável e lixo pelo chão nos locais de festa que imagem transmite aos que nos visitam? Mas querendo podemos mudar, basta querer minha gente.

Os factos: Eles já existem!

10246500_694114953986874_9139332645731605631_n

A utilização de copos ou canecas reutilizáveis é já uma realidade praticada em vários contextos, onde normalmente bebidas são servidas em copos de plástico descartáveis, seja no local de trabalho, em escolas, universidades, seja em convívios familiares e em festas, é já um hábito de muitos cidadãos.  Várias são os exemplos de campanhas feitas e que podemos encontrar um pouco por todo o mundo se nos dedicarmos a pesquisar mais sobre isso.

IMG_15789162881666

Em eventos é já um conceito em crescimento em vários países Europeus, Brasil e África do Sul. Em Portugal podemos registar algumas iniciativas como Festival Andanças e a “Festa da Sardinha Assada de Benavente”, no entanto muito ainda pode e deve ser feito.

 

Como promover Eventos sem Copos de Plástico?
3 Exemplos:

1. Pode partir da própria organização dos eventos, à semelhança do que acontece no Festival Andanças em que quem quer beber aluga uma caneca.

2. Partir de uma acção colectiva, em que uma união de pessoas voluntariamente adquirem o seu copo ou caneca reutilizável, e vão para a festa passando a mensagem de dizer não ao copo de plástico. E como apenas exemplo, temos o movimento voluntário sem copos de plástico Caneca das Borgas que nasceu em 2014 na Ilha Terceira-Açores, no contexto das festas Sanjoaninas. O mesmo movimento chegou a outras ilhas, como Corvo e Faial apoiados por 2 movimentos cívicos, Tara Recuperável e No more plastic bags for the Azores.

3. Partir de uma sugestão espontânea de uma pessoa, ou união de pessoas, à comissão organizativa dos eventos e festas locais.

De uma vez por todas temos que abandonar a ideia de que a responsabilidade deve estar só em alguns, aqueles que estão em determinados cargos ou posições, temos que aprender a cooperar uns com uns outros, independentemente da posição social, do cargo profissional ou competências inerentes a esse, porque na solução de um problema global tem que haver a participação consciente de todos, não apenas de alguns.

E se fazem a pergunta: Que tens a ganhar com isto, e quem tem a ganhar com esta medida? Não será a Natureza e todos nós? Nem tudo é dinheiro, estatuto, e posição social minha gente. Trata-se de agir pelo Amor à Natureza, não pelo ego pessoal ou colectivo.

Onde adquirir copos ou canecas reutilizáveis?

Felizmente em Portugal já existem várias empresas capazes de nos dar resposta e solução, o que por si só também é um ponto a considerar, não precisamos procurar lá fora o que temos cá dentro.

Se optarem por canecas podemos vos indicar a Fábrica Fábrica Mardouro, embora hajam outras. Ao consultarem os seus produtos, na secção por desenho – Alumínio, vão encontrar no Exemplo 9 – Caneca para festivais. A grande vantagem destas canecas é que a bebida fica sempre fresca e pode ser usada, por exemplo, em contextos de acampamentos, podendo ir ao lume.

Mas para os que querem ter uma caneca destas, procurem no comércio local e certamente vão encontrar uma solução. Querer é poder! Depois de vermos uma menina que vai para festa com um fervedor de leite, e outra com uma caneca de louça de pequeno almoço, porque era o que tinham em casa, diríamos que no fundo, o que vale mesmo é a vontade de cada um.

Mas recentemente uma nova empresa nasce em Portugal, com a missão especifica de dar resposta e soluções alternativas aos copos de plástico descartáveis, e não só, também com cinzeiros de bolso.

A Empresa Ecoality

Slogan da ECO-KOPO

Slogan da ECO-KOPO

“A missão da Eco-Kopo é promover um consumo sustentável e ambientalmente responsável, comercializando copos reutilizáveis para todo o tipo de eventos.

Com o Eco-Kopo, o seu evento terá um acréscimo de qualidade, pois terá sempre um espaço limpo, logo, visualmente mais atractivo e terá um papel fundamental na educação ambiental de todos os seus intervenientes.

A Eco-Kopo preocupa-se com a vertente ecológica e trabalha todos os dias para encontrar novos produtos e novas soluções ecológicas, aplicáveis a qualquer tipo de evento. Queremos criar uma marca global e ser uma das primeiras empresas em Portugal a oferecer soluções viáveis que substituam os produtos descartáveis nos eventos”

Para saber mais consulte as vantagensonde comprar e material.”

Como implementar o conceito?

O sistema de caução é o instrumento fundamental para a introdução de copos reutilizáveis no seu evento, e deve ser implementado da forma apresentada.

caucao_t_2x

Mas ainda podemos vos dar mais um exemplo, que pretende reduzir o consumo de copos de plástico, sem ter que ser investimento para qualquer vendedor ou estabelecimento ou organização de festas, muito pelo contrário.

Copos com Tara Recuperável

copo tara 2

E como poderia isso funcionar?

Se cada copo valer dinheiro. Ou seja se tiver um valor recuperável associado.

Para que resulte, basta colocar no acto de entrega de uma bebida um valor acrescido, que não é mais do que o preço do copo.

Este copo teria que estar devidamente identificado, assim o consumidor ao pedir a próxima bebida, pagaria apenas o valor da bebida. Caso não entregue o copo, voltaria a ter que dar o valor do copo mais o da bebida. E no final da festa, ao entregar o copo vazio, poderia recuperar o valor excedente correspondente ao preço do copo.

E imaginam outras pessoas a apanhar copos perdidos? Sim, seria provável, e copos no chão seria coisa que não aconteceria.

Se acreditas nestas alternativas,

Partilha e divulga pelos teus amigos,

Sugere à comissão de festas do teu local de residência,

Promove uma campanha no teu local de trabalho ou escola,

Adopta um copo ou caneca reutilizável.

https://tararecuperavel.org/2015/03/11/a-natureza-e-o-descartavel/

https://tararecuperavel.org/2016/06/11/a-origem-e-viagem-do-plastico-descartavel-a-historia-da-colher/

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Activismo ambiental, Copos de plástico, Descartável, Divulgação. ligação permanente.

Uma resposta a Copo de Plástico Descartável – como implementar alternativas sustentáveis

  1. Pingback: A Origem e Viagem do Plástico Descartável – A História da Colher | TaraRecuperavel.org: movimento cívico de acção ambiental

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s