TARA RECUPERÁVEL ASSOCIOU-SE AO BLOG GREEN GENTLEMAN E FOI VISITAR A CASA ECOFIXE

UMA CASA PORTUGUESA “DIFERENTE” FEITA DE TERRA, PNEUS E LATAS

ImagemQuando receberam o orçamento para a casa que queriam construir, a Marta e o Pedro tiveram a certeza que haveria forma mais económica de atingir o seu objectivo.

O Google e as conversas em brainstorming com a família e amigos permitiu-lhes conhecerem o conceito de Michael Reynolds e as suas construções com recurso a pneus, terra e latas de refrigerantes reutilizadas.

A casa batizada de NOSSA CASA EcoFixe é a primeira deste género a ser construída em Portugal – mais propriamente na Trofa – e vai custar cerca de menos 40 a 50% do preço original.

Como queríamos saber mais, visitámos-los. O casal deve já ter contado a história centenas de vezes, mas não perde o entusiasmo ao falar do processo e dos inúmeros desafios que lhes foram caindo no colo.

“Primeiro foi muito difícil encontrar uma empresa construtora que aceitasse o conceito. Enviámos vários pedidos e só recebemos uma resposta. Curiosamente foi um não…”, contou a Marta.

Agora, a 3 meses do fim, podemos ver o logotipo Projecto EcoCivil – empresa criada por David Araújo especificamente para levantar a NOSSA CASA EcoFixe e outras no futuro – espalhado pelos coletes dos funcionários. http://www.ecocivil.info/

Nas paredes, mostram-se as cerca de 9.000 latas recolhidas pelos cafés da zona e os cercaImagem de 700 pneus cedidos pela Metais Jaime Dias, um dos vários parceiros que se quiseram juntar à causa.

Segundo o Pedro, “com a inclusão de pneus e latas nas paredes, conseguimos evitar a utilização de mais ou menos 70% de cimento”, o que baixa significativamente o valor da construção e o CO2 altamente associado a este produto.

Enquanto conversamos, David e Armindo – o arquitecto que faz a fiscalização –  testam novos materiais e a equipa de construção trata as madeiras também elas reutilizadas e que vão suportar o telhado ajardinado.

A ideia com que ficamos é de que se juntou aqui a equipa perfeita. Tecem-se elogios uns aos outros, sente-se o companheirismo e nota-se a paixão pelo projecto “que não nasceu com o objectivo de ser ecológico, mas barato”, segundo a Marta.

ImagemMas para quem está atento aos detalhes, conclui-se uma sensibilidade especial para a sustentabilidade e uma preocupação em aplicar o conceito do upcycling. Para além das latas, pneus e madeiras, também as portas, vidros das janelas, o forno de lenha, o poço, o granito da casa antiga do terreno e os móveis serão reutilizados ou provirão de objectos reutilizados.

“Estamos também a preparar a casa para que possamos mais tarde instalar aquecimento central, mas segundo as nossas previsões não vai ser necessário. Esperamos que a temperatura oscile apenas num máximo de 2 a 3ºC ao longo do ano”, diz o Pedro. Para a climatização passiva, contribuem as paredes de pneu, a orientação solar perfeita, as janelas de grandes dimensões e finalmente o jardim e o telhado ajardinado com vegetação autóctone idealizados pela sua irmã Graça Silva, arquitecta paisagista.

A casa será equipada com painéis solares e sistema de recolecção de águas pluviais, ganhando mais uns pontos na poupança de recursos e dinheiro no bolso.

Mas “como correu a aprovação do projecto?”, quisemos saber. “Mais fácil e rápido do que esperávamos”. A equipa fez um projecto que não se diferencia muito daquele que é apresentado na construção normal, pelo que não necessita de cuidados especiais na sua avaliação.

A Marta e o Pedro fazem questão de dizer que não divulgam o projecto com o objectivo de convencer ninguém, mas nós saímos de lá convencidos e torcemos para que muitos outros se deixem contagiar pela cultura da Reutilização vs. Desperdício, explícita aqui. E desejamos que em Agosto a Casa Eco Fixe esteja no estado previsto: pronta a habitar.

A todos os seguidores/participantes do movimento Tara Recuperável e do blog Green Gentleman http://www.greengentleman.com/ e apaixonados por um mundo mais sustentável, não deixem de seguir a página da NOSSA CASA Ecofixe no Face e começar a imaginar as vossas casas “diferentes”. https://www.facebook.com/pages/A-NOSSA-CASA-Ecofixe/495182653850851.

Por último gostaríamos de desafiar todos vós, a tal como nós, publicitarem um pouco do que melhor se faz em Portugal! E premiar as suas acções!

Estejam livres para enviar sugestões!

IMG_0370  IMG_0363

IMG_0374  IMG_0360

IMG_0380 IMG_0387

IMG_0359  IMG_0358

IMG_0393  IMG_0377

IMG_0352  IMG_0368

24 Junho de 2013

Ricardo Sousa Tara Recuperável

André Silva http://www.greengentleman.com/

Anúncios

Sobre ricvsousa

Formado em Engenharia de Ambiente e especializado em gestão e tratamento de resíduos industriais decide envolver-se em diversas iniciativas de índole ambiental para complementar um objectivo profissional: prestar consultoria na área ambiental nomeadamente criando soluções de interligação entre gestão de processos, eficiência ambiental, marketing e produtividade.
Esta entrada foi publicada em Divulgação com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

2 respostas a TARA RECUPERÁVEL ASSOCIOU-SE AO BLOG GREEN GENTLEMAN E FOI VISITAR A CASA ECOFIXE

  1. Pingback: A Nossa Casa EcoFixe, uma casa portuguesa “diferente” feita de terra, pneus e latas |

  2. Pingback: A Nossa Casa EcoFixe, uma casa portuguesa “diferente” feita de terra, pneus e latas |

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s