O impacto dos plásticos nas aves marinhas

Estudos efectuados a nível internacional, em especial na área do Great Pacific Garbache Patch, indicam que a ingestão de plástico por parte das aves marinhas é directamente responsável pela sua morte.

O exemplo mais estudado é o do Albatroz-de-Layssan Phoebastria immutabilis no Atol de Midway, em pleno Pacífico Norte. Esta espécie pode viajar centenas de quilómetros para encontrar alimento para a sua cria. Estas aves alimentam-se de crustáceos, lulas, e pequenos peixes perto da superfície, sendo assim atraídos por estes pequenos objectos de plástico colorido, que são confundidos com alimento.

Os progenitores armazenam-nos no seu corpo, e levam-nos até à colónia para servirem de alimento para a cria. As crias acabam assim com o estômago cheio de plástico, com o trato digestivo obstruído, até que acabam por morrer à fome.

Rolhas de garrafas, escovas de dentes, isqueiros, e resíduos de pesca são apenas alguns dos objectos mais frequentemente encontrados no estômago das aves encontradas mortas. Estes objectos e fragmentos dos mesmos, depois de arrastados pelas chuvas, rios e sistemas de esgotos acabam irremediavelmente no mar, onde ventos e correntes oceânicas os espalham por todo o oceano.

É fundamental estudar melhor esta problemática, que pode bem ser uma das maiores ameaças à biodiversidade marinha do nosso planeta, e ignorada pela maioria da opinião pública por estar longe da vista.

Nuno Barros, biólogo
Assistente do Programa Marinho da
Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves

Esqueleto de ave marinha cheio de plástico

Esqueleto de ave marinha cheio de plástico, fotografia de Chis Jordan (ChrisJordan.com)

 

Anúncios

Sobre Daniel Gomes

Sou surfista, mergulhador, pai, activista ambiental e cientista.
Esta entrada foi publicada em Balões, Beatas de cigarro, Divulgação, Lixo marinho, Resíduos, Sacos de plástico com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s