Está a decorrer no portal Participa até 20 de Novembro, o processo de consulta pública da legislação que transpõe para a lei portuguesa as Diretivas sobre resíduos, embalagens e aterros, promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente.
A Sciaena, juntamente com a ZERO e a ANP|WWF, têm estado a trabalhar este tema e prepararam uma proposta de parecer centrada na área da prevenção.
Veja as instruções acerca de como participar na consulta pública!
O movimento cívico TaraRecuperal.org juntou-se também a esta ação enviando os seus contributos através do ficheiro solicitado e da seguinte mensagem:
“Boa tarde Ex.mos Srs.
O movimento de cidadania TaraRecuperavel.org age para consciencializar acerca dos graves problemas ambientais causados pelo excesso de utilização de produtos descartáveis.
Desde 2012 que o TaraRecuperavel.org defende que todas as garrafas e latas de bebidas, possam ser trocadas por dinheiro depois de serem utilizadas, à semelhança do que acontece há anos nos países mais desenvolvidos da Europa.
Esta mudança permitirá reduzir impacto ambiental e melhorar processos de reutilização e reciclagem.
É preciso urgentemente:
1º Reduzir
2º Reutilizar
3º Reciclar
Exactamente por esta ordem mandatória de prioridade.
Os contributos do nosso movimento ao presente diploma têm o objectivo de reforçar a implementação real e urgente desta directriz.
Esperamos que sejam úteis.
Melhores cumprimentos.
/Daniel Gomes
— TaraRecuperavel.org: descartável não é Sustentável”
Pingback: Mensagens enviadas ao Governo acerca da “Manutenção das taxas de reutilização de resíduos” | TaraRecuperavel.org: movimento cívico de preservação ambiental