Sabia que as beatas de cigarro são o lixo mais encontrado nas nossas praias?
Atenta a esta realidade a Câmara Municipal de Gondomar e a “Tara Recuperavel.org”, movimento cívico de ação ambiental, vão promover nas praias fluviais do Concelho uma campanha de sensibilização que pretende mudar os hábitos dos fumadores.
A partir do dia 8 de julho de 2017, inicia-se a campanha de recolha de beatas nas praias. Para o efeito foram adquiridos e colocados 4500 cinzeiros reutilizáveis nas praias designadas do Município: Melres, Lomba e Zebreiros.
Os nadadores salvadores e os concessionários dos bares serão os responsáveis pela reposição de cinzeiros nas estruturas, mas para esta tarefa é indispensável o contributo e adesão, não só dos fumadores, mas de TODOS para informar, sensibilizar e incentivar as boas práticas ambientais.
Ao utente fumador solicita-se que leve um cinzeiro para o areal e devolva-o à saída, despejando as beatas no respetivo contentor.
No final da época balnear será possível contabilizar quantos quilos de beatas impedimos de poluir o ambiente. Cada beata de cigarro contamina até 6 litros de água e demora entre 10 a 12 anos a desfazer-se e nunca se decompõe na totalidade. A beata de hoje não é biodegradável!
O objetivo desta campanha é sensibilizar os fumadores para não atirarem beatas para o chão, colocando-as no contentor apropriado, como fazem com os restantes resíduos.
Seja um fumador ecologicamente responsável, coloque a sua beata no lixo!
Pingback: Manifesto #BeataNoLixo | TaraRecuperavel.org: movimento cívico de acção ambiental