Campanha de sensibilização e recolha de beatas nas praias de Gondomar

Sabia que as beatas de cigarro são o lixo mais encontrado nas nossas praias?

Atenta a esta realidade a Câmara Municipal de Gondomar e a “Tara Recuperavel.org”, movimento cívico de ação ambiental, vão promover nas praias fluviais do Concelho uma campanha de sensibilização que pretende mudar os hábitos dos fumadores.

A partir do dia 8 de julho de 2017, inicia-se a campanha de recolha de beatas nas praias. Para o efeito foram adquiridos e colocados 4500 cinzeiros reutilizáveis nas praias designadas do Município: Melres, Lomba e Zebreiros.

Os nadadores salvadores e os concessionários dos bares serão os responsáveis pela reposição de cinzeiros nas estruturas, mas para esta tarefa é indispensável o contributo e adesão, não só dos fumadores, mas de TODOS para informar, sensibilizar e incentivar as boas práticas ambientais.

Ao utente fumador solicita-se que leve um cinzeiro para o areal e devolva-o à saída, despejando as beatas no respetivo contentor.

No final da época balnear será possível contabilizar quantos quilos de beatas impedimos de poluir o ambiente. Cada beata de cigarro contamina até 6 litros de água e demora entre 10 a 12 anos a desfazer-se e nunca se decompõe na totalidade. A beata de hoje não é biodegradável!

O objetivo desta campanha é sensibilizar os fumadores para não atirarem beatas para o chão, colocando-as no contentor apropriado, como fazem com os restantes resíduos.

Seja um fumador ecologicamente responsável, coloque a sua beata no lixo!

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Beatas de cigarro, Divulgação, Resíduos. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s