Na Alemanha lixo há pouco, resíduos há muitos

Irei falar sobre a minha experiência a viver seis meses na Alemanha. Oldenburg, a 16 kms de Bremen, no norte.

Lá fazia a reciclagem um hábito que felizmente já trazia de Portugal. Mas deparei-me com um sistema bastante organizado, fiscalizador e punitivo que leva a uma mudança de comportamentos que quando não são naturais são adquiridos à força.

Sacos transparentes para identificar quem não recicla

Os sacos temos que os comprar num organismo estatal equivalente à nossa junta de freguesia ou câmara municipal. Um para o lixo orgânico e outro para reciclar. Esses sacos identificam a fracção – identifica-nos para futura responsabilização.

Esses sacos são transparentes e permitem ao recolector ver se foram bem separados. Quando não são bem separados, lixo dos resíduos os sacos não são recolhidos e levam um X vermelho quando não o são. Entra-se para a lista negra da câmara. A repetir vai ser mesmo multado.

Multa-se quem polui o Ambiente que é de todos

No início estranha-se, depois compreende-se e finalmente entranha-se! Tal como cá foi feito com os cintos de segurança: apesar de ser mais seguro usá-lo, só foi possível aplicá-lo pela força, e não de uma lei que parece não se aplicar em Portugal ao nível das passadeiras, das beatas e a lista é interminável, mas ali aplica-se a lei porque se pune quem não a aplica originando receitas positivas para o Estado.

Estas coimas e multas são positivas pois geram comportamentos para benefícios de todos. Por cá tenho visto práticas piloto por parte de algumas autarquias-exemplo e posso começar a publicar e partilhar aqui convosco este levantamento, quiçá, a ser replicado!

Anúncios

Sobre mafaldasays

O meu valor está naquilo que eu faço com o que eu sei.
Esta entrada foi publicada em Activismo ambiental, Divulgação, Garrafas de plástico, Resíduos, Sacos de plástico com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s