Portal do Governo desceu os nossos votos de cerca de 1600 para 140.

“From: Geral – Portal do Governo <geral@portugal.gov.pt>

Date: 2012/8/31
Subject: Surto invulgar de votos na iniciativa «O Meu Movimento»
To: Daniel Gomes

Caro Daniel Gomes,

A iniciativa «O Meu Movimento» foi nos últimos dias alvo de atenção da equipa técnica do Portal, após um surto invulgar de votos ter feito disparar alguns movimentos na lista dos mais votados – entre os quais o«Tara recuperável: chega da garrafas no chão».

O facto foi rapidamente identificado, quer pela equipa, quer por alguns utilizadores, que prontamente o comunicaram ao Portal do Governo, e, após análise da base de dados, concluiu-se que cerca de 3000 registos falsos foram criados com o intuito de votar na iniciativa um total de 10676 vezes.

Os testes não encontraram quaisquer indícios de ataque informático ou de utilização de software malicioso que permita automatizar o processo de voto, tratando-se apenas de uma quebra das regras de boa fé que regem o processo – prontamente identificada pelas salvaguardas existentes no sistema.

Sabemos que o seu movimento não cooperou com esta tentativa, tendo sido apenas alvo da mesma, pelo que gostaríamos de lhe pedir desculpa pelo incómodo causado.

«O Meu Movimento» foi criado no início do ano com o objectivo de permitir a qualquer cidadão participar numa conversa justa e transparente sobre as causas que mais preocupam os Portugueses e como as enfrentar, utilizando assim o inovador Portal do Governo como um local onde todos se podem fazer ouvir num debate produtivo e empenhado – empenho esse que, aparentemente em excesso, parece ter motivado um utilizador a tentar contornar o sistema que obriga apenas ao registo de um email ou página de Facebook por voto.

Tendo sido claramente identificados quais os votos irregulares, a equipa procederá à eliminação desses votos, repondo assim de imediato a justiça na votação. A equipa d’ «O Meu Movimento» gostaria de lhe agradecer desde já a sua compreensão para esta medida que – confiamos – contribuirá para manter esta ferramenta verdadeiramente colaborativa e democrática.

Caso tenha qualquer dúvida ou observação, não hesite em contactar-nos.

Com os melhores cumprimentos e desejos de boa sorte para o seu movimento,

A equipa d’ «O Meu Movimento».”

O que pensam disto?

Anúncios

Sobre tararecuperavel

Activista ambiental.
Esta entrada foi publicada em Activismo ambiental, Garrafas de plástico, Resíduos. ligação permanente.

2 respostas a Portal do Governo desceu os nossos votos de cerca de 1600 para 140.

  1. namasté diz:

    eu gostava que esta coisa dos movimentos fosse util mas tu só dás elementos não há qualquer tipo de confirmação no portal podia ser um gajo com vinte emails e fazia 20 adessões, tudo isto acaba por ser tanga, é uma pena, mas tb é uma pena o regime que temos de governação…. e quanto a ideia da tara recuperavel esta nunca devia era de ter sido tirada!! força ai!!

  2. Pingback: Uma pessoa demoraria 18 dias inteiros a fazer os alegados registos e votos falsos no Portal do Governo | TaraRecuperavel.org: para reduzir a poluição causada pelas garrafas e latas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s