Na Holanda, a recuperação de garrafas (de plástico e de vidro) já se realiza há largos anos. Para o cidadão, o sistema é bastante simples. Por cada garrafa de plástico de litro/litro-e-meio comprada no supermercado, é paga uma quantia adicional de 25 cêntimos (o chamado “statiegeld”). Esta pode ser reavida se a garrafa vazia for devolvida. Para o efeito, existem máquinas no supermercado onde as garrafas podem ser depositadas. Estas emitem um talão com a quantia a ser devolvida que pode ser apresentado junto da caixa.
O “statiegeld” também se aplica a garrafas de vidro de cerveja. Neste caso paga-se 10 cêntimos adicional por garrafa (das pequenas). Estas garrafas podem ser compradas em conjunto com uma grade de plástico que facilita o transporte. Pela grade o cliente paga 1.50 euros. As garrafas de cerveja e as grades podem ser devolvidas no supermercado usando a mesma máquina referida anteriormente.
A minha opinião é que o sistema funciona bastante bem mas, ao que parece, fala-se agora da eventual abolição do “statiegeldsysteem”. Para mais informações, deixo aqui uns links para uns sites holandeses que vocês poderão ver em português com a ajuda do Google translate:
- http://www.degraafafvalbeheer.nl/2012/02/onderhandelingen-afschaffen-statiegeldsysteem/
- http://www.echteheld.nl/ (petição contra a abolição do “statiegeldsysteem”)
- http://digitaalburg.com/regionieuws/2012/03/27/burgers-de-dupe-van-afschaffing-statiegeldsysteem/
Esperemos que o dinheiro e os interesses dos mais ricos não falem mais alto na Holanda.
Seria muito importante, se pudesses ir partilhando novidades acerca deste assunto.
Muito obrigado pelo teu testemunho Pedro!