A ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental e o Kit do Mar (EMEPC) são a Comissão Organizadora da XXIX Conferência da Caretakers of the Environment International, “Connecting Minds, creating the future for the oceans”.
Esta conferência destina-se a professores e alunos do ensino secundário, e irá decorrer nas instalações do INATEL de Oeiras e na Escola Secundária Sebastião e Silva, de 28 de Junho a 4 de Julho de 2015.
Com esta conferência espera-se reunir um grupo aproximado de 300 participantes nacionais e internacionais de cerca de 25 países.
A Conferência será um fórum facilitador da articulação de actividades interdisciplinares e troca de dados internacionais, durante o qual as delegações nacionais e internacionais terão oportunidade de apresentar os projectos na temática da literacia dos oceanos desenvolvidos nos seus países, e tomar conhecimento das propostas, recursos e iniciativas desenvolvidas por Portugal na área dos Oceanos, de importância primordial e sobre a qual se torna urgente uma ampla comunicação, sensibilização e acção, integrando-se na Estratégia Nacional para o Mar 2013 – 2020.
A Conferência será ainda um espaço para a construção de laços de confiança, amizade e cooperação de pessoas de diferentes contextos culturais, propício para a promoção da paz e da harmonia entre os povos.
“A Associação Portuguesa de Educação Ambiental – ASPEA é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA), sem fins lucrativos fundada em 1990, e tem como objectivo principal o desenvolvimento da Educação Ambiental no ensino formal e não formal. Para levar a cabo este objectivo, várias estratégias/acções são levadas a efeito pelos membros da sua direcção e pelos seus sócios, nomeadamente:
- uma conferência anual para professores e outros técnicos interessados na Educação Ambiental;
- seminários e cursos de formação contínua de professores e de monitores de ambiente;
- redes de escolas, fomentando a cooperação nacional e internacional;
desenvolvimento de recursos pedagógicos; - organização de saídas de campo e programas de verão para crianças/jovens;
- cooperação com as autarquias;
- divulgação das suas actividades e da educação ambiental em revistas da especialidade e através de apresentação de comunicação e participação em conferências nacionais e internacionais;
- edição de boletim semestral.”