Aprender “JUNTOS por um MAR sem LIXO” – Fórum Nacional de Lixo Marinho

A partilha de informação e conhecimento sobre o problema do Lixo Marinho é fundamental para que a nossa consciência ambiental possa evoluir, e para que mudanças possam ser colectivas e efectivas.

Uma das lacunas a preencher, é levar a informação a mais e mais, não só às crianças, mas urgente que ela chegue também aos adultos.

Não nos podemos esquecer, que as crianças aprendem por imitação do adulto, e são os actos deste, no hoje, que vão condicionar e criar o mundo que elas vão conhecer amanhã.

Por isso, não podemos cair no erro de dizer: “o futuro está nas mãos das crianças”. A Educação Ambiental deve ser para todos, e é necessário que adultos recuperem a curiosidade de aprender, e voltem à “idade dos porquês”.

Uma pergunta para todos os adultos:
Eu sou responsável por haver lixo marinho?

Numa escala de 1 (discordo completamente) a 7 (concordo plenamente), qual seria a resposta que todos sem excepção deveriam ter como correcta?

Ser curioso é urgente e necessário, mas mais do que perceber o efeito do problema do Lixo Marinho, é preciso “mergulhar” nas causas, e nesse mergulho, e em cooperação com outros, perceber soluções, comportamentos, hábitos e atitudes que todos nós podemos e devemos abraçar e praticar.

Já ouviram falar do Projecto MARLISCO?

O MARLISCO é um projeto europeu financiado pela Comissão Europeia que pretende aumentar a consciência social sobre os impactes do lixo marinho e possíveis soluções para o problema, de forma a inspirar mudanças de atitude e comportamento na sociedade. Este projeto está a ser desenvolvido por um consórcio de 20 organizações europeias, incluindo universidades, agências governamentais, grupos ambientalistas e representantes da indústria.

As atividades do projeto em Portugal são coordenadas pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL).

Fórum Nacional de Lixo Marinho

No dia 24 de outubro de 2014 vai realizar-se o Fórum Nacional sobre Lixo Marinho organizado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL) no âmbito do projeto MARLISCO – Marine Litter in European Seas: Social Awareness and Co-Responsibility.

Este Fórum, que terá lugar na Fundação Calouste Gulbenkian entre as 14h30 e as 18h, desenvolver-se-á na forma de um debate informal sobre o lixo marinho e os seus impactes. Visando englobar o maior número possível de perspetivas sobre como podemos resolver este problema, estarão presentes representantes de vários setores.

A metodologia utilizada no Fórum foi concebida para promover um envolvimento alargado do público. Neste sentido, as várias entidades interessadas podem assistir à sessão e participar ativamente online via webcast em grupos constituídos por 3 a 5 pessoas (grupos-satélite). Assim sendo, os interessados em se inscrever podem enviando seu pedido por email para marliscopt@gmail.com.

Nesta forma de participação as atividades a desenvolver serão as mesmas que as realizadas no Fórum. Ao participar terão uma oportunidade de se familiarizar com o assunto e ter uma palavra a dizer sobre como podemos travar o lixo marinho.

Caso não consiga formar um grupo para participar online e quiser participar ativamente poderá inscrever-se para acompanhar o Fórum numa sala reservada para o efeito na Fundação Calouste Gulbenkian. A inscrição deve ser feita também enviando um email paramarliscopt@gmail.com informando que se trata de uma inscrição individual.

Inscrições até dia 16 de outubro de 2014.

As inscrições são limitadas e estão sujeitas a confirmação.

Contactos

  • Isabel Raposo
  • marliscopt@gmail.com
  • marliscoportugal.org
  • Telm: 96 910 74 52 Tel:    21 294 83 97 Fax:   21 294 85 54
  • Morada: MARLISCO – Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa -Campus de Caparica 2829-516 Caparica, Portugal”

Vídeos feitos por crianças para ensinar a nós adultos

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Divulgação, Lixo marinho, Uncategorized com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s